Por que registrar?
Você tem pelo menos 8 bons motivos para registrar em Títulos e Documentos. Toda vez que assinar um documento, exija uma via registrada em Títulos e Documentos. Você terá, entre outras, estas garantias: 1 - Validade contra terceiros A Lei Federal 6.015/73 estabelece, em seu artigo 129, um elenco de documentos que devem, obrigatoriamente, passar pelo Registro de Títulos e Documentos para que tenham validade contra terceiros. Entre eles: Contrato de Locação; Carta de Fiança; Locação de Serviços e Vendas em prestações. Alienação Fiduciária, Documentos em Língua estrangeira; Quitações; Recibos; Contratos de Compra e Venda de Automóveis; Cessão de Direitos e Créditos; Sub-Rogação; Dação em Pagamento. 2 - Credibilidade garantida Registrando qualquer documento em Títulos e Documentos, você está dando publicidade à sua negociação. Ou seja, ninguém poderá alegar desconhecimento. É a credibilidade da sua empresa ou de sua atuação profissional que fica perpetuada. Um simples registro é fator determinante para dar credibilidade à sua negociação pela segurança e eficácia que ele proporciona ao ato jurídico praticado. 3 - Segurança total e eterna O registro de qualquer documento em Títulos e Documentos é a melhor segurança que você pode oferecer ao negócio realizado. Um verdadeiro seguro eterno contra roubo, incêndio, enchentes, etc. E você paga uma única vez para estar garantindo pelo resto da vida. 4 - Uma cópia a qualquer tempo Qualquer documento registrado em Títulos e Documentos tem uma segurança incrível e permanente. Você não precisa mais se preocupar nem com o extravio da sua via. Isto porque a qualquer tempo e pela eternidade, você pode obter uma cópia idêntica e com fé pública de que o Cartório dispõe. Essa Certidão tem o valor do original em juízo ou fora dele. 5 - Ganhe tempo, registrando rápido O artigo 130 da Lei Federal 6.015/73 dá um prazo de 20 dias da data da assinatura do documento para que ele seja registrado em Títulos e Documentos. Após esse prazo, o documento só produzirá efeitos jurídicos a partir da data da apresentação. Este é o motivo importante para que você não perca tempo e garanta a produção dos efeitos jurídicos desde a data e que o documento foi assinado. 6 - O registro garante a conservação Qualquer tipo de documento pode ser registrado em Títulos e Documentos para efeito de conservação, como determina o item VII do artigo 127, da Lei Federal 6.015/73. Essa providência é válida também para os documentos pessoais, que ficam definitivamente protegidos contra extravios ou qualquer outra ocorrência. 7 - Esteja atento aos detalhes Para garantir a autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos é fundamental que você registre todo e qualquer documento. E quando assinar um contrato exija a sua via registrada em Títulos e Documentos. É bom saber que só o reconhecimento das firmas não dá a ninguém aquelas garantias, pois não há o registro de texto que é o mais importante. Somente com o registro em Títulos e Documentos é que o texto ficará perpetuado. 8 - O que é importante merece registro É impossível negar a importância de qualquer documento. E se você levou em conta estes 8 bons motivos, por certo refletirá sobre as incríveis vantagens de registrar tudo. Afinal, se todo documento importante merece registro, não perca tempo em cuidar dos seus. Um Registro de Títulos e Documentos e de Pessoa Jurídicas coloca ao seu alcance estes serviços inteiramente grátis. 1 - Consultoria para eliminar eventuais dúvidas. 2 - Assessoria completa para quaisquer serviços desejados. 3 - Atualização permanente sobre tudo que diga respeito ao registro de títulos e documentos e de pessoas jurídicas. Fale conosco. Se preferir, marque sua visita. Sempre é tempo de ganhar eficiência e segurança em suas atividades profissionais. O endereço certo para que você e seus documentos conquistem a máxima segurança. Enfim, uma receita econômica e eficiente para a segurança de todos os seus documentos. Não importa o tipo de documento. Se você o considera importante, ele merece ser registrado em um Registro de Título e Documentos, porque esse registro equivale a um seguro eterno, no qual você encontra as seguintes vantagens: 1 - não depende de vistoria prévia; 2 - paga pouco para registrar rápido; 3 - jamais terá que renovar o registro; 4 - acaba a preocupação com o original; 5 - cópias com valor de original (certidão); 6 - o original fica preservado para sempre. Se você faz seguro da casa, do automóvel, de jóias, e da saúde, por que desprezar o seguro dos documentos que você julga valiosos? Importante: para usufruir das vantagens que o Registro de Títulos e Documentos proporciona, leve em conta que:
1 - a validade contra terceiros vigora a partir da data que consta no documento, desde que o registro seja feito dentro de 20 dias daquela data; 2 - decorridos os 20 dias, a validade contra terceiros será obtida somente a partir da data em que foi registrado o documento. A relação de documentos registráveis em um RTD cresce diariamente. Com certeza, você tem documentos importantes, que dependem apenas do registro para surtirem efeitos em relação a terceiros, ou para se eternizarem: Por que o RTD é o endereço seguro para seus documentos? 1 - o registro torna incontestável o conteúdo do seu documento, que pode ser eternamente conferido. 2 - através do registro ele sempre valerá contra terceiros, de acordo com a Lei dos Registros Públicos. 3 - depois de registrado, você poderá ter sempre uma cópia, por certidão, que vale como original. Você fica despreocupado. 4 - registrado, o documento eterniza um momento, e não corre o menor risco de qualquer fraude. 5 - porque o registro comprova a data, a íntegra do texto e quem o assinou. Ninguém poderá alegar ignorância. Para ter tudo isso você despende um quantia quase simbólica, especialmente levando em conta a eficácia do registro e a tranqüilidade que isso oferece! - Sobram motivos para garantir segurança aos seus documentos pelo resto da vida: - Sem burocracia, você preserva para sempre o valor de qualquer documento importante. - Sem filas, você conquista a segurança jurídica para uma infinidade de documentos. - Sem demora, você tem um documento sobre o qual ninguém pode alegar ignorância. - Sem gastar muito, você eterniza um documento com data, texto integral e assinaturas. - Sem percalços, você dá credibilidade aos seus negócios e aos de sua empresa. - Sem conversa, você registra qualquer documento para efeito de conservação. - Sem registro, não adianta reconhecer firmas, pois o texto não fica perpetuado. Confie no registrador. Ele quer o melhor para seus documentos. Consulte sempre. Tire suas dúvidas. Viva tranquilo e com segurança. |